Comitê Central do Partido Comunista de Cuba anuncia mudanças
O sétimo Pleno do Comitê Central (CC) do Partido Comunista de Cuba decidiu realizar mudanças em sua composição, informou nesta quarta-feira (3) a imprensa cubana.
Publicado 03/07/2013 16:50

Durante a reunião que ocorreu na segunda (2), ficou decidido liberar de sua condição de membro do CC, Ricardo Alarcón, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular até fevereiro 2013, assim como José Miguel Miyar Barruecos, ministro da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente até março de 2012. Também retirou-se do cargo político Misael Enamorado que era membro do secretariado do comitê e que passou a desempenhar responsabilidades no sistema empresarial.
Igual decisão foi tomada nos casos do presidente da Associação Nacional de Pequenos Agricultores (Anap, por sua sigla em espanhol) Orlando Lugo Fonte e Liudmila Álamo, primeira secretária da União de Jovens Comunistas (UJC), ambos liberados de seus cargos em setembro de 2012.
De acordo com a reportagem publicada pela imprensa cubana, os novos membros do Comitê Central são os primeiros secretários dos comitês provinciais do PC de Cuba: Félix Duarte (Ciego de Ávila), Juan Miguel García (Mayabeque) e Julio Ramiro Lima (Villa Clara), Gladys Martínez (Pinar del Río), Manuela Teresa Rojas (Matanzas), Ariel Santana (Las Tunas) e José Antonio Valeriano (Artemisa).
Além disso, se incorporam Yuniasky Crespo, primeira secretária da UJC; Félix González, presidente da Anap; Carlos Rafael Miranda, coordenador nacional dos Comitês de Defesa da Revolução e Rogelio Polanco, embaixador de Cuba na Venezuela.
“Nos corresponde estar a corda dianteira e remexer em cada uma das dificuldades que surjam para buscar suas verdadeiras causas”, disse. Neste contexto, insistiu que é vital envolver o povo no enfrentamento dos problemas e enfatizou que “essa é uma das tarefas principais do partido”, declarou o presidente Raúl Castro, primeiro secretário do Comitê Central do partido, ao fazer as conclusões do Pleno.
Referiu-se as indisciplinas que proferiram na sociedade cubana, um tema no qual, adiantou, aprofundará em sua intervenção no primeiro período ordinário de sessões da 8ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular convocado para o próximo fim de semana.
Fonte: Prensa Latina