Colômbia: Organizações pedem diálogo do governo com ELN 

Cerca de 25 organizações sociais, escritores, artistas, políticos e religiosos colombianos pediam para o governo de Juan Manuel Santos e o Exército de Libertação Nacional (ELN) avançarem no inicio de um diálogo de paz.

Em uma carta difundida na internet, a população reafirmou seu apoio ao processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), após reconhecer que o caminho para a paz é complexo e difícil. 


Leia também:

Farc propõem criação de poder popular na Colômbia

“Consideramos que sem a participação do ELN a paz não seria completa”, opinaram os congressistas Iván Cepeda e Maria Angela Robledo, o poeta Juan Manuel Roca e o cineasta Lisandro Duque.

Na solicitação personalidades como a parlamentar andina Gloria Flórez e o ex-candidato presidencial Horacio Serpa pediram uma reunião com o presidente colombiano para tratar sobre o tema.

“Nos comprometemos a contribuir com nossos esforços para que a paz seja um projeto nacional”, aponta o documento. Além das diferenças sobre os métodos, agrega o texto, reconhecemos no ELN uma vontade de paz e desejo real de avançar para uma paz digna, sem vencedores nem vencidos. 

Na véspera, da Suiça, o mandatário colombiano condicionou a possível mesa de diálogos com o ELN a libertação do canadense Jernoc Wobert, em poder dessa força política desde janeiro de 2012.

Fonte: Prensa Latina