Farc e ELN pedem união do povo pela paz com justiça social
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) convidaram nesta segunda-feira (1º/7) os colombianos para trabalharem unidos por uma sociedade democrática, inclusiva, soberana e em paz.
Publicado 01/07/2013 16:50
Os lideres máximos das Farc, Timoléon Jiménez, e do ELN, Nicolás Rodríguez, destacaram em um comunicado conjunto que ambas forças insurgentes fizeram neste mês “uma reunião para fortalecer os avanços do processo unitário do movimento guerrilheiro e revolucionário do nosso país”.
Leia também:
Farc defendem Constituinte e adiamento das eleições na Colômbia
“Além de refletir e resolver definitivamente antigas diferenças e distanciamentos entre as duas forças, abordamos assuntos de caráter estratégico para o futuro da nação”, informa o texto.
Durante o encontro, ambas guerrilhas coincidiram na importância de “trabalhar pela unidade de todas as forças políticas e sociais empenhadas na realização de mudanças profundas na sociedade, sua economia, política e a institucionalidade colombiana”.
Eles destacaram a importância da paz com dignidade e justiça social para a nação e o continente, assim como o "reconhecimento de qualquer solução ao conflito interno pelas vias do diálogo, passa pela necessidade de iniciar conversas com toda a insurgência colombiana".
“Em nossa América sopram hoje poderosos ventos pela democracia, soberania, justiça social, bem-viver e a integração dos nossos povos. Os colombianos não podem permanecer à margem deste processo histórico pela definitiva independência”, conclui o comunicado.
Fonte: Prensa Latina