Sem categoria

Luta dos comunistas contra a ditadura é contada em livro

A Fundação Maurício Grabois realiza nesta sexta (5), em São Paulo, a partir das 15 horas, o lançamento do livro “Repressão e Direito a Resistência – Os Comunistas na luta contra a ditadura (1964-1985)”. A publicação traz depoimentos de militantes que pertenceram à Ação Popular (AP) e ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e contam a saga de dezenas de jovens que pagaram alto preço por sua atitude contestadora ao regime militar.

O livro é resultado do projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia, ligada ao Ministério da Justiça. Através do Centro de Documentação e Memória (CDM), a Fundação Maurício Grabois deu origem a este trabalho — que objetiva contribuir com a divulgação da anistia e o resgate da memória política do Brasil.

Este primeiro volume contém 26 entrevistas das 52 realizadas ao longo do projeto. Entre elas a do camarada Dyneas Aguiar, falecido recentemente; do ex-deputado e líder operário, Aurélio Peres; do membro do Comitê Central do PCdoB e um dos fundadores da AP, Aldo Arantes; da deputada federal, Jô Moraes; da secretária nacional de mulheres do PCdoB, Maria Liège Rocha; entre outros bravos militantes comunistas.

O evento de lançamento terá a participação do secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira — um dos entrevistados pelo projeto.

Serviço:
Lançamento do livro: “Repressão e Direito a Resistência – Os Comunistas na luta contra a ditadura (1964-1985)”
Data: Sexta-feira (5)
Horário: 15 horas
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no estado de São Paulo
Endereço: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, Centro