Não permitiremos violações contra presidentes da AL, diz Correa 

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou em sua chegada ao aeroporto Jorge Wilstermann da cidade de Cochabamba, na Bolívia, que os governos da região “não permitirão mais vexames contra a América Latina” e acrescentou que “atuaremos como Estados livres e soberanos como são os povos”.

Rafael Correa - Assessoria da Presidência

Acompanhado pelo chanceler Ricardo Patiño, o mandatário equatoriano afirmou que “é hora de que as nações latino-americanas se pronunciem contra a agressão que o presidente boliviano sofreu”. 

Leia também:
Ser indígena e anti-imperialista são nossos delitos, diz Morales

Correa agregou que “Nos fizeram muito mal para não fazermos respeitar como nações soberanas. Se o ocorrido com Evo [Morales] não justifica reuniões em nossa América,então não seu o que é necessário para nos reunir”.

O chefe de Estado equatoriano acrescentou que “destroçaram o direito nternacional, a inviolabilidade dos chefes de Estado. Não entendemos por que atuaram assim contra a querida Bolívia”. Destacou que “não foi a Bolívia que espiou ninguém. Não foi a Bolívia que invadiu. Foi um cidadão estadunidense que revelou talvez o maior caso de espionagem a nível mundial”.

Ele pediu para os Estados europeus que não se esqueçam de que os países latino-americanos são soberanos.  "Quanto a Europa deve para nossa querida Bolívia. Não permitiremos que se trate assim um presidente de um país da nossa América”, reiterou.

Com informações da TeleSUR