UNE se solidariza com povo boliviano

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nota em solidariedade ao povo boliviano depois dos governos europeus terem negarem o uso do espaço aéreo ao presidente do país, Evo Morales. Abaixo, o documento na íntegra. 

Nota Oficial da UNE em Solidariedade à Bolívia

A  União Nacional dos Estudantes se solidariza com povo boliviano após governos europeus negarem o uso do espaço aéreo ao presidente do país, Evo Morales.

A aeronave que vinha da Rússia trazendo o presidente boliviano precisou fazer um pouso forçado em Viena, na Áustria, depois que França e Portugal fecharam seus espaços aéreos repentinamente, devido a suspeitas infundadas de que estaria transportando o ex-agente da CIA Edward Snowden.

Para a UNE, tal acontecimento é uma afronta aos direitos internacionais e à soberania do Estado boliviano. Os interesses norte-americanos não podem mais estar acima da cooperação entre os demais países do mundo. Preceitos diplomáticos fundamentais foram violados resultando em uma ação de profundo desrespeito.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (03/7), Evo Morales disse ter se sentido sequestrado. “O presidente tem imunidade inviolável, tem seu direito a transitar por qualquer parte do mundo. Isso não é uma ofensa ao presidente, é a todo um povo, é a toda uma região, como a América Latina”, ressaltou.

A UNE salienta que os governos europeus em questão devem desculpar-se publicamente por terem cometido um grave atentado aos direitos humanos e às leis internacionais. A entidade acredita ainda que a solidariedade do governo brasileiro se faz necessária nesse momento, como forma de reafirmar a importância da cooperação entre os povos latino-americanos.

União Nacional dos Estudantes
3 de julho de 2013


Fonte: Site da UNE