Unesco poderá financiar projetos culturais brasileiros

Dois projetos culturais brasileiros estão concorrendo a financiamentos do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os dois classificados foram selecionados entre 18 concorrentes, por uma comissão formada por representantes dos ministérios da Cultura e das Relações Internacionais, e da Unesco-Brasil, e encaminhados à seleção final, na última sexta-feira (30).

Os projetos selecionados foram: Aleliê Varan em Cachoeira, que propõe a realização de um curso de formação em cinema documentário, e Livros Eletrônicos Indígenas – uma indústria criativa para transformar sociedades, que visa a formação digital de um grupo de alunos indígenas para que possam produzir e difundir sua cultura por meio de livros eletrônicos.

O fundo financiador dos projetos – FIDC – foi criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Unesco, para fortalecer a produção cultural dos países em desenvolvimento. Os projetos brasileiros serão avaliados por uma comissão de especialistas de diversos países, e o resultado deverá ser validado pelo Comitê Intergovernamental da Convenção, em dezembro próximo.

O Brasil já teve um projeto financiado pelo Fundo Internacional da Diversidade Cultural. Em 2012, o Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias produziu programas infantis realizados por cineastas indígenas, com recursos do Fundo no valor de US$ 97.5550.

Contribuição ao FIDC

Ciente da importância da Convenção da Diversidade para o fortalecimento das políticas pública de cultura, o Ministério da Cultura (MinC) está contribuindo com o Fundo Internacional da Diversidade Cultural. Uma contribuição de US$ 250 mil foi anunciada pela Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, durante a Conferência das Partes da Convenção, realizada em maio último na sede da UNESCO, em Paris.

Essa contribuição foi notícia na última edição do Boletim da Unesco que traz atualidades sobre o Fundo. A publicação destacou o Brasil como sendo um país que vem realizando uma série de programas inovadores para promover o acesso de seus cidadãos à cultura, tendo o Vale-Cultura como exemplo.

Para estimular os países membros da Unesco a contribuir com o FIDC, a nota citou textualmente a Secretária Márcia Rollemberg sobre: "Tal como estipulado no artigo 18 das Orientações Práticas da Convenção, estamos contribuindo com recursos equivalentes a 1% da contribuição total brasileira ao orçamento da UNESCO, que também inclui o que estávamos devendo dos anos anteriores. Esperamos que outros países façam o mesmo".

Todos os projetos financiados pelo FIDC estão disponíveis no site da Unesco, em inglês, francês e espanhol. A Unesco também está disponibilizando dois vídeos. Com cinco minutos de duração, um deles foi produzido com a linguagem de videogame para explicar os conceitos da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, mas por enquanto está disponível apenas em inglês. O outro vídeo, disponível em inglês e francês, divulga o FIDC.

Fonte: Portal do Ministério da Cultura