Coreias iniciam consultas sobre complexo industrial conjunto

Representantes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e da Coreia do Sul iniciaram neste sábado em Panmunjon consultas vinculadas à possível retomada das operações do complexo industrial de Kaesong, um projeto conjunto que está parado há três meses.

As delegações começaram com atraso seu encontro em Tongilgak, o edifício administrativo da RPDC na zona de armistício, devido a dificuldades técnicas nas linhas de comunicação que os manterão em contato com seus respectivos superiores.

Fontes sul-coreanas disseram que a intenção é discutir a normalização das operações neste parque industrial intercoreano situado na localidade fronteiriça de Kaesong, perto do Paralelo 38.

Os trabalhos em Kaesong, onde estão 123 fábricas sul-coreanas, foram interrompidos em abril passado quando a RPDC decidiu retirar seus 53 mil operários em protesto contra as manobras militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, que considerou como um teste nuclear contra si.

Poucos depois, Seul retirou seu pessoal e há poucos dias as autoridades norte-coreanas informaram à Coreia do Sul que os empresários podiam retornar à região para tomar medidas de precaução e proteção diante do início da temporada de chuvas.

Esse anúncio foi seguido pouco depois pela proposta de Seul de reunir-se para consultas de trabalho que poderiam conduzir à normalização das atividades desse complexo industrial conjunto.

As delegações são presididas por Sus Ho, chefe de intercâmbio de cooperação do Ministério de Unificação da Coreia do Sul, e Park Chol-su, vice-diretor do Birô Geral da Zona Especial de Desenvolvimento da RPDC.

Prensa Latina