Passe Livre é aprovado na Câmara e segue para sanção do prefeito

A segunda votação do Projeto do Passe Livre Estudantil aconteceu na tarde de hoje na Câmara Municipal. Assim como na primeira votação, o projeto foi acatado por unanimidade na casa.

Representantes da UNE, UEE-Goiás, UGES e dos DCE’s da PUC e da Universidade Federal de Goiás acompanharam a votação.

Na ocasião, foi relembrado o Projeto inicial do Passe Livre Estudantil feito pelo então vereador Euler Ivo, em 2005, que foi vetado pelo prefeito da época Iris Rezende.

Em 2010, Tatiana Lemos voltou a apresentar o projeto que foi aprovado por unanimidade pela Câmara em 2013, porém foi vetado pelo prefeito.

Na tentativa de garantir que o direito do Passe Livre fosse para todos os estudantes, Tatiana apresentou uma emenda modificativa ao projeto de Paulo Garcia, que foi acatada esta semana pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

A emenda garantirá que o Passe Livre Estudantil seja para todos os estudantes, durante todos os dias do ano, sem intervalos, inclusive nas férias.

Além disso, a emenda “Institui o Passe Livre” ao invés de autorizar o Prefeito de Goiânia a instituir um programa a ser regulamentado por ato exclusivo do Executivo e que pode mudar a qualquer momento sem a participação do Legislativo Municipal.

Com a emenda, a lei assegurará um direito dos estudantes, e não um mero programa, bem como garantirá princípios gerais do Passe Livre Estudantil, evitando assinar um “cheque em branco” para o Prefeito.

“Com isso, o benefício torna-se uma política de Estado e não de Governo, essa é uma vitória histórica dos estudantes”, completa a Vereadora.

Agora o projeto segue para o Prefeito Paulo Garcia que poderá sancioná-lo com as modificações propostas por Tatiana Lemos.