João Ananias solicita audiência púbica para debater espionagem

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) apresentou requerimento junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara solicitando a realização de Audiência Pública para debater as denúncias de espionagem contra brasileiros feitas por Edward Snowden e publicadas no Jornal O Globo. De açodo com a matéria, o jornal teve acesso a documentos que mostram o Brasil como “alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados” da Agência Nacional de Segurança (N.S.A).

No requerimento, o Parlamentar solicita as presenças do Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota; Diretor Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra; Wilson Roberto Trezza, Diretor Geral da ABIN e de Tomas A. Sahonn Jr., Embaixador dos EUA no Brasil. “Os dados vazados pelo ex-técnico em segurança digital da CIA, chocam e revoltam o mundo, em função das práticas adotadas pelos EUA, em profundo confronto com as políticas de direitos individuais e da autodeterminação dos povos”, justifica. O volume de interceptação no Brasil chega a 2,3 bilhões de ligações e dados.

Mesmo o Governo Brasileiro tendo se pronunciado sobre o assunto, João Ananias entende que o Parlamento, através da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, precisa debater com o Itamaraty e demais entidades sobre questões tão graves.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)