PCdoB RJ convoca população para fortalecer dia 11 de julho

O Partido Comunista do Estado do Rio de Janeiro divulgou convocatória conclamando a militância e a população fluminense a fortalecer todas as ações do Dia Nacional de Lutas, Greves e Mobilizações desta quinta-feira, 11 de julho. Além de avaliar o cenário nacional, a convocatória destaca os motivos que levaram o Rio a protagonizar as maiores passeatas do país no mês de junho e orienta sobre como e onde participar das mobilizações.

Na capital, inúmeras categorias já aprovaram greves e paralisações para esta quinta. Entre elas estão os trabalhadores da Cedae, bancários, Correios e metalúrgicos, todas mobilizadas pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A partir das 15h, os comunistas das mais diversas entidades e movimentos sociais cariocas iniciarão a concentração para a passeata – que sairá às 17h da Candelária – entre a rua da Alfândega e a Avenida Rio Branco.

Em muitas outras cidades atos, passeatas, greves e paralisações já estão confirmadas. Procure o seu comitê municipal do PCdoB, o sindicato da sua empresa ou outros movimentos sociais atuantes em seu município e se informe sobre a agenda de atividades na sua cidade.

Leia a íntegra da Convocatória e saiba mais orientações sobre como e onde participar.

Dia 11 fortaleça a democracia e a luta popular!

Em todas as cidades do país o PCdoB manifesta total apoio e conclama sua militância e a população fluminense a participar ativamente do: Dia Nacional de Lutas, Greves e Mobilizações nesta quinta-feira, 11 de julho.

As ruas levantam várias demandas para serem resolvidas no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Entre elas está o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, da educação pública e da mobilidade urbana.

O Rio de Janeiro fez as maiores mobilizações dos acontecimentos de junho. Apenas no dia 20 foram mais de 300 mil pessoas nas ruas. Tamanho clamor está relacionado às particularidades importantes e às contradições sociais que estão se avolumando entre a juventude, segmentos médios e também nas camadas populares.

Apenas o Censo do IBGE de 2010 mostrou que o Rio de Janeiro tem o pior índice de mobilidade urbana do país: 32% dos moradores da periferia da região metropolitana levam mais de uma hora por cada locomoção efetuada. Em São Paulo o percentual é de 25%. Na zona suburbana da capital fluminense, cerca de 30% dos jovens entre 15 e 24 anos não estudam nem trabalham.

Por esses e outros motivos temos muitas razões para fortalecer o dia 11. É o momento em que classe trabalhadora entra em cena de forma consciente e unitária para impulsionar o governo Dilma rumo às reformas democráticas e estruturais.

Neste sentido, o PCdoB do RJ deve participar ativamente das manifestações organizadas nos municípios e, sobretudo, na capital. Deve mobilizar os trabalhadores em seus locais de trabalho, participar das assembleias de greve e paralisação das categorias fortalecendo o caráter unitário da luta e o protagonismo da CTB. Além disso, o PCdoB deve se articular com os movimentos sociais, as forças progressistas e de esquerda nos espaços de organização dos atos.

– Em defesa do plebiscito para uma reforma política democrática!
– Pela aprovação do projeto de iniciativa popular de Democratização da Mídia!
– Mais investimentos para a educação, a saúde, segurança e transporte público!
– Redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução dos salários!
– Contra o projeto que amplia as terceirizações (PEC 4330/04)!
– Pelo fim do fator previdenciário!

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2013.