Bolívia sediará encontro sobre combate à fome

A Bolívia sediará entre setembro e outubro próximos uma cúpula da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) sobre o combate à fome na América Latina e Caribe.

Segundo confirmou a própria FAO, participarão do encontro pelo menos 14 países da região com o objetivo de impulsionar políticas públicas e leis que permitam alcançar a segurança alimentar com soberania.

A reunião da chamada Frente Parlamentar Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome busca, ainda, promover a discussão sobre esse flagelo social a partir do âmbito legislativo, com a finalidade de criar marcos normativos adequados a sua erradicação.

Desde a conformação dessa frente em 2009 se realizaram três foros internacionais: o primeiro teve lugar em 2010 em São Paulo, Brasil; o segundo em 2011 em Bogotá, Colômbia; e o terceiro em 2012, na Guatemala.

Esse foro, integrado por 14 países, conta com o apoio da FAO para contribuir para a erradicação da fome na região de forma permanente.

Em suas reuniões, o foro busca um enfoque de democratização dos direitos da cidadania, sob a liderança de deputados, senadores e organizações sociais.

Prensa Latina