Presidentes iniciam cúpula do Mercosul no Uruguai
O presidente do Uruguai, José Mujica, inaugurou nesta sexta-feira (12) a 45ª Cúpula de Chefes de Estado e de governo do Mercosul com uma lembrança ao falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez, um reconhecimento dos desafios do bloco e a promessa de continuar trabalhando para melhorar e ampliar a organização.
Publicado 12/07/2013 15:34

Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; Argentina, Cristina Kirchner; Venezuela, Nicolás Maduro; além do boliviano, Evo Morales, começaram a reunião na qual o governo venezuelano receberá a presidência temporária do bloco.
Leia também:
Maduro ratifica vontade integracionista do Mercosul
Brasil e países do Mercosul repudiam espionagem dos EUA
O Paraguai, quinto integrante do Mercosul, está atualmente suspenso e suas autoridades não participam da reunião.
A 45ª Cúpula do Mercosul aprovará 16 resoluções para o fortalecimento institucional e pelo aprofundamento do bloco integracionista, segundo um documento aprovado na véspera por seu Conselho. O documento inclui um importante acordo de associação do Mercosul com Guiana e Suriname, países que iniciarão seu processo de adesão como Estados associados.
Além disso, uma resolução oficializa a participação do Mercosul, na qualidade de observador, no Sistema da Integração Centro-americana (SICA).
Outra resolução estabelece a decisão de criar uma Rede de Escritórios Comerciais Conjuntas do Mercosul, entre outros acordos, como os de benefícios para as pequenas e médias empresas, o acesso das organizações sociais à informação do Mercosul e a celebração do Dia do Patrimônio Audiovisual.
Com Agências