SSA: Impasse entre professores e prefeitura continua

Os professores da rede municipal de ensino fizeram nova manifestação, nesta sexta-feira (12/07), na Secretaria da Educação. A ação faz parte da programação dos dois dias de paralisação da categoria, aprovada em assembleia realizada na última quarta-feira (10/07), por não concordar com reajuste proposto pela administração soteropolitana.

Recebidos pelo secretário, João Carlos Bacelar, os professores tiveram mais uma rodada e negociação. Mas, o impasse sobre a forma de pagamento do reajuste concedido permanece. Diante disso, a diretoria da APLB ficou de apresentar uma contraproposta intermediária.

Entre os itens apresentados: concessão de reajuste integralizado respeitando a data base; agilidade na definição quanto ao auxílio saúde e envio da proposta do Plano de Carreira à Câmara para votação; apresentação do quantitativo de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental para convocação de profissionais.

Em relação ao Plano de Recuperação da rede Física Escolar, foi entregue aos representantes do sindicato o cronograma de intervenções em 117 escolas. Os docentes cobraram também a convocação de concursados – professores e coordenadores pedagógicos – e o secretario se comprometeu em acelerar o processo.

Uma sessão na Câmara Municipal deve ocorrer na próxima semana, com representantes do Executivo municipal, inclusive o secretário municipal de Educação, João Carlos Bacelar, para discutir o conteúdo da carta. E nova rodada de negociação está prevista para quarta-feira (17/07).

De Salvador,
Maiana Brito, com agências