Movimentos sociais realizam encontro internacional na Nicarágua

Representantes de movimentos sociais na América Latina e Caribe começam nesta segunda-feira (15) na Nicarágua um foro sobre a integração regional, como parte das celebrações do 34º aniversário da derrocada da ditadura da família Somoza.

Segundo antecipou o dirigente sindical Gustavo Porras, o encontro internacional terá lugar em Manágua até a próxima quarta-feira (17), com a participação de delegados provenientes de 12 países.

Mais de 60 movimentos sociais estarão representados no encontro que reunirá entidades do Panamá, de Cuba, da Venezuela, da Argentina, do Brasil, do Peru e de nações da América Central, informou.

Também participarão delegados por entidades regionais e internacionais como a Plataforma Sindical Comum Centro-americana, a Federação Sindical Mundial e das organizações pertencentes ao Encontro Sindical da América Central.

O secretário geral da Frente Nacional dos Trabalhadores na Nicarágua destacou que o tema central do encontro será o papel dos movimentos sociais na revolução latino-americana, como elemento para a construção da unidade regional e de apoio aos governos progressistas.

Pela sétima vez consecutiva, Manágua será sede de um semelhante intercâmbio, no contexto das comemorações pelo triunfo da Revolução Popular Sandinista em julho de 1979 sobre o regime somozista.

Entre os eixos temáticos do evento figuram as lutas ideológicas, a construção de poder a favor das causas populares, os processos de alianças e as hegemonias políticas, disse o sindicalista.

Entidades nicaraguenses exporão os avanços durante os últimos sete anos em termos de resgate dos direitos humanos, a partir dos programas sociais e produtivos do governo liderado pelo presidente Daniel Ortega.

Prensa Latina