DF terá a primeira Casa da Mulher do país

O Governo do Distrito Federal assina hoje, às 10h30, no Palácio do Buriti, o termo de adesão ao programa Mulher, Viver sem Violência, do governo federal, e anuncia a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira no País.

“A criação da Casa da Mulher Brasileira configura-se como uma conquista histórica do movimento de mulheres. Demonstra, ainda, o compromisso do governo em atender as mulheres, prevenindo e enfrentando as necessidades sociais vividas pela população do DF”, avaliou a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia.

A ação faz parte da Política Nacional e do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

SAIBA MAIS –

O Programa Mulher: Viver sem Violência, lançado em março deste ano pela presidenta, Dilma Roussef, tem o objetivo de combater as várias formas de violência contra as mulheres e assegurar o acesso a uma estrutura de atendimento adequada às vítimas.

A proposta é integrar o atendimento a esse público, sendo que uma das diretrizes é a criação da Casa da Mulher Brasileira – um novo equipamento público que concentra no mesmo espaço físico os principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento às mulheres.

“A concentração destes diversos serviços em um mesmo espaço busca evitar o deslocamento da vítima de um canto a outro da cidade, oferecendo atenção de forma integral”, acrescentou a subsecretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da secretaria, Silvânia Matilde.

No Distrito Federal, a Casa da Mulher Brasileira terá a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Promotoria Pública Especializada da Mulher.

Além desses serviços, as moradoras do DF contarão com Defensoria Pública Especializada da Mulher; atendimento psicossocial; alojamento de passagem, orientação e direcionamento para programas de auxílio e promoção da autonomia, geração de trabalho, emprego e renda, bem como a integração com os demais serviços da rede de saúde e socioassistencial.

O espaço também abrigará o Disque Direitos Humanos da Mulher (156 opção 6) – central telefônica de atendimento especializado às mulheres mantido pela Secretaria da Mulher, criado em abril de 2011.

A Casa da Mulher Brasileira será construída em Brasília, como forma de atender as mulheres de todas as regiões administrativas e terá uma área de 3.500 m².

Serviço:

Assinatura do termo de adesão que visa ao Programa Mulher: Viver sem Violência

Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti

Horário: 10h30

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social – Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal – (61) 3961-4624