Parlamento venezuelano aprova ingresso da Bolívia ao Mercosul 

A Assembleia Nacional (AN) da Venezuela aprovou na última terça-feira (16) o protocolo de adesão da Bolívia para o Mercado Comum do Sul (Mercosul) como membro pleno, deixando o caminho livre para que o país possa converter-se no sexto integrante do bloco comercial sul-americano.

Na sessão ordinária, os deputados aprovaram um acordo de apoio para a presidência temporária recentemente assumida pela Venezuela no âmbito do Mercosul e também certificaram a Lei Aprovatória do Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia para a entidade. 

A iniciativa contou com os votos favoráveis tanto dos deputados oficialistas, maioria no Parlamento, como da oposição. “Para nós é uma satisfação saber que estamos votando pela incorporação do irmão Estados Plurinacional da Bolívia”, manifestou durante o debate o deputado Saúl Ortega.

Da bancada opositora, somaram o oficialismo em seu apoio para a incorporação da Bolívia “Nós acreditamos que é importante que a Bolívia ingresse ao Mercosul (…) do ponto de vista de um ato de integração”, sustentou o deputado opositor Leomagno Flores, do partido Ação Democrática.

A Bolívia foi convidada em dezembro pelos presidentes do Mercosul para somar-se ao bloco, que já é membro associado, mas sua adesão será efetiva uma vez que os Parlamentares dos cinco países-membros ratifiquem sua incorporação.

Com TeleSUR