Ministro destaca apoio da Revolução Bolivariana à juventude

"A Revolução Bolivariana concede grande protagonismo aos jovens venezuelanos e gera iniciativas para seu pleno crescimento e desenvolvimento na sociedade", afirmou nesta terça-feira (16) o ministro da Juventude, Héctor Rodríguez.

Héctor Rodríguez - Ministro da Juventude - Venezuela

“Durante a assim chamada Quarta República (1830-1998), a atitude do Estado era hostil para com a juventude em quase todos os sentidos, pois perseguia aos jovens, privatizava a educação, o sistema esportivo e cultural; no entanto, a Revolução marcou uma meta ao mudar tudo isto”, declarou Rodríguez para a rede Venezuelana de Televisão. 

Nesse sentido, enumerou várias das conquistas alcançadas em 14 anos de processo revolucionário iniciado pelo falecido mandatário Hugo Chávez e continuado pelo presidente, Nicolás Maduro, onde se criaram 31 novas universidades e foram outorgadas possibilidades de estudo e superação para a juventude além de fortaler o sistema esportivo e cultural.

A respeito, Rodríguez destacou a criação de programas sociais para os setores juvenis como a recentemente fundada Missão Jovens da Pátria, a qual "vem crescendo e se consolidando (…) A ideia é apoiar e acompanhar a juventude que gosta da arte, esporte, temas de conhecimento e de ciência".

"Esta Missão, disse, tem vários âmbitos de ação como o fortalecimento organizativo da juventude, de seus processos educativos, da geração de espaços de recreação, culturais e esportivos", ressaltou. Além disso, trata o tema preventivo (sobre violência, sexualidade, vícios), possui uma dimensão comunicacional para que a juventude tenha como se expressar e desenvolver a dinâmica produtiva ao apoiar com créditos e projetos para a produção propostas pelos jovens, expressou.

O servidor público informou que como parte dos primeiros lucros da Missão já se elaborou um registro de organizações juvenis, se lançou o plano nacional de recreação que neste ano atenderá a um milhão e 100 mil jovens de todo o país e o plano de campismo que vai estar presente em 26 parques nacionais das 24 entidades da nação.

Por outro lado, Rodríguez ressaltou que a Revolução tem dado vários espaços de protagonismo e confiança à juventude: "desse modo, temos vários ministros jovens como a titular de Esportes, Alejandra Benítez; de Ambiente, Dante Rivas, e da Mulher, Andreína Tarazón, que com 25 anos é a ministra mais jovem na história de Venezuela, assegurou.

Em outro assunto, Rodríguez criticou o chamado ao protesto de certos grupos opositores de um conjunto minoritário das chamadas universidades tradicionais que clamam por supostas reivindicações no setor.

Sobre tal ponto, manifestou que as petições desses grupos carecem de fundamentos, mais ainda quando hoje o Governo aumenta a cada vez mais o orçamento na esfera educativa, incrementa os salários, melhora o transporte escolar mediante a criação de rotas estudantis e crescem o número de bolsas universitárias e residências estudantis, disse.

As razões destes setores não são reivindicativas senão político-eleitorais, ao estar controlados por atores políticos de partidos de direita que querem desestabilizar o país para aceder ao poder, declarou.

Fonte: Prensa Latina