Maduro repudia declarações contra Venezuela e Cuba 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu para os Estados Unidos uma retificação sobre as declarações da diplomata estadunidense, Samantha Power, que destacou que “combateria a repressão na Venezuela e em Cuba”, se for confirmada como embaixadora do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Power afirma que combaterá a repressão na Venezuela. Que repressão na Venezuela, senhores? Repressão existe nos Estados Unidos, que assassinam os afro-americanos de maneira impune, repressão há nos Estados Unidos que perseguem um jovem chamado Edward Snowden por dizer a verdade e o perseguem no mundo inteiro”, destacou o presidente Maduro. 

Portanto exigiu “uma retificação imediata do governo dos Estados Unidos”, considerando como “destemperadas, injustas e agressivas” as palavras de Power, disse da cidade de Maturín, estado Monagas.

Ante as declarações de Power, o presidente colocou em dúvida a intenção do governo estadunidense de melhorar as relações bilaterais com seu país. Ambos países, sem embaixadores desde 2010, mostraram intenções de restabelecer suas relações mas “baseados no respeito”, de acordo com as declarações do ministro de relações exteriores, Elías Jaua, no mês de junho.

Em 2010, o governo dos Estados Unidos reitirou o visto para o embaixador venezuelano Bernardo Álvarez, que qualificou como uma medida de agressão de Washington contra Caracas.

Assista o vídeo em espanhol:

Fonte:Cubadebate