Ministros da Celac iniciam reunião sobre desenvolvimento social

Representantes da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) iniciam nesta segunda-feira (22), na capital venezuelana, Caracas, a 1ª Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social para a Erradicação da Fome e da Pobreza, de acordo com um mandato da mais recente cúpula da Celac.

Celac - Celac

Na cúpula, entrou-se em acordo sobre um Plano de Ação que aborde de maneira conjunta as necessidades dos povos no ano de 2013, em matéria de alimentação, saúde e educação.

A reunião tem por objetivo converter a América Latina e o Caribe em um território livre da fome e da pobreza, de acordo com o vice-presidente venezuelano para a Área Social, Hector Rodriguez.

“Trabalharemos por uma educação gratuita e universal para erradicar o analfabetismo, por uma saúde pública e de qualidade para a redução e eliminação das enfermidades e por um programa de alimentação para que não exista fome na região”, indicou.

Da mesma forma, assinalou que os documentos a serem aprovados nesta reunião de ministros serão encaminhados aos chefes de Estado da Celac, para que sejam aprovados a fim de ter um povo livre da fome e da pobreza.

Paralelamente ao encontro ministerial será desenvolvido, na mesma capital, um encontro com 88 convidados de movimentos sociais dos países que integram a Celac, cujas propostas também serão adicionadas ao documento final a ser enviado à cúpula de presidentes e chefes de Estado do grupo.

“Escutaremos suas propostas e incorporaremos suas sugestões na declaração final, pois acreditamos que todos os nossos esforços têm que estar acompanhados pelas lutas populares, as expressões do povo organizado”, ressaltou Rodríguez.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho