Celac conclui nesta terça encontro em Caracas com agenda social

A primeira reunião de ministros e autoridades de Desenvolvimento Social da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) termina nesta terça-feira (23) em Caracas depois de duas jornadas dedicadas ao desenho de uma agenda comum em temas como educação, saúde e alimentação.

Instalada na segunda-feira com a meta final de erradicar a fome e a pobreza no hemisfério, o encontro reúne mais de 30 delegações com o objetivo imediato de intercambiar experiências e propor um roteiro em matéria de políticas sociais.

Segundo os organizadores, nesta terça-feira será divulgada uma declaração e um plano de ação social da Celac.

Igualmente, a secretária-geral da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alícia Bárcena, apresentará um documento sobre as perspectivas estruturais das desigualdades na área.

Por seu turno, o representante regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Raúl Osvaldo Benítez, abordará o estado atual da segurança alimentar no âmbito latino-americano e caribenho.

Nesta segunda-feira, o vice-presidente venezuelano para a área social, Héctor Rodríguez, apontou em declarações à imprensa para um horizonte de sociedades com a maior soma de felicidade, segurança e estabilidade possíveis.

Já a ministra do Trabalho e Segurança Social de Cuba, Margarita González, indicou – em nome da presidência temporária da Celac – que ainda há um longo caminho a percorrer pois a pobreza afeta 168 milhões de pessoas na região, enquanto a fome atinge 52 milhões de pessoas.

Este mesmo desafio se apresenta perante 88 movimentos sociais da Venezuela e outros países, que realizam um encontro paralelo, cujas propostas se somarão ao documento final que será levado à próxima reunião de cúpula de chefes de Estado e governo do bloco.

Prensa Latina