Stella Calloni destaca legado de Chávez para integração regional

"O falecido presidente venezuelano Hugo Chávez foi um homem capaz de produzir um pensamento contra-hegemônico necessário na conjuntura do progresso da integração latino-americana", considerou nesta terça-feira (23) a jornalista argentina Stella Calloni. 

Durante participação no programa “Contragolpe”, transmitido pela rede Venezolana Televisión, Callone exaltou a figura de Chávez por sua capacidade de “elevar o pensamento do libertador Simón Bolívar no período histórico em que os Estados Unidos continuam com sua política da Doutrina Monroe como base da dominação, que vê a América latina como seu quintal”.


Leia também: 
Celac conclui nesta terça encontro em Caracas com agenda social


"Deste modo, o bolivarianismo ressurge com Chávez como um necessário ideário contra-hegemônico que se uniu a outros pensamentos da esquerda para formar o projeto do socialismo do século 21", destacou Calloni.

A respeito, ela destacou os esforços do líder máximo da Revolução Bolivariana para impulsar a integração na América Latina, acabar com a burocracia e promover o desenvolvimento social.  "Chávez já falava, desde 1994 , que sem unidade nenhum país consegue ir em frente sozinho, por isso dizia “Vamos caminhar juntos e levou a diante tudo com uma coerência revolucionária extraordinária”, lembrou. 

Calloni ressaltou que como resultado do auge dos movimentos e governos progressistas na região: “A América Latina está usando a democracia para mudar as coisas, enquanto o resto do mundo usa a democracia para manter as coisas”, frisou.

A jornalista Stella Calloni está em Caracas por causa da 1ª Reunião Ministerial da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que começou desde a segunda (22) e termina nesta terça (23).

Com Prensa Latina