Presidente do Peru não recebe Capriles

O presidente do Peru, Ollanta Humala, decidiu não se encontrar pessoalmente com o governador de Miranda e candidato derrotado à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, que realiza viagem pela América do Sul.

Capriles - Agência Efe

Humala, que recentemente incluiu seu país na criação da Aliança do Pacífico, preferiu fazer uma “sessão descentralizada do Conselho de Ministros” no departamento de Puno do que ficar na capital para receber Capriles. 

Leia também:
Capriles fará viagens a Brasil, Peru e Chile

Com isso, o peruano afasta a possibilidade de uma crise diplomática com Caracas, como aconteceu com a Colômbia.

Em maio, o colombiano Juan Manuel Santos se reuniu em Bogotá com o candidato derrotado que ainda não aceitou o resultado das últimas eleições venezuelanas, realizadas em abril passado. Na ocasião, o governo de Nicolás Maduro lamentou o encontro e disse que as relações bilaterais seriam afetadas.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), também repudiaram a reunião e disseram que as negociações de paz com Bogotá “estavam no limbo”. Vale lembrar que Venezuela e Cuba são os dois países que mais colaboraram com esse diálogo. Para tentar contornar a questão Santos e Maduro se reunirão nesta segunda (22). 

Durante sua passagem por Lima no últimoa sábado (20), Capriles se encontrou com o ex-presidente Alan García (2006-2011) e com dirigentes do Partido Popular Cristão. Além do Peru, o venezuelano também visita o Chile durante sua viagem. Em entrevista ao jornal El Comércio, Capriles disse que Maduro "não chega aos pés" de Hugo Chávez. 

Fonte: Opera Mundi