Manifestantes bloqueiam o Parlamento da Bulgária em protesto
A polícia búlgara teve de acompanhar cerca de 100 pessoas, entre deputados, membros do Governo e jornalistas, depois de manifestantes que protestam contra a corrupção terem bloqueado o Parlamento na capital, Sófia. Estas pessoas estiveram retidas no Parlamento por cerca de oito horas, segundo a agência de notícias Reuters, e saíram do local na madrugada desta quarta-feira (24).
Publicado 24/07/2013 10:31

Na véspera, quando se assinalaram 40 dias de protestos, houve confrontos entre os manifestantes e a polícia anti-motim, com vários manifestantes feridos na cabeça, assim como dois polícias.
Uma das primeiras tentativas da polícia retirar os deputados e governantes do edifício foi através de um ônibus, mas foi atacado com garrafas e pedras, além de os manifestantes se terem sentado na estrada impedindo a sua passagem.
A sessão parlamentar desta quarta-feira foi cancelada “até haver condições de segurança”, anunciou o líder do Parlamento, Mihail Mikov.
Os protestos tinham começado por causa da decisão de nomear um magnata dos media para a chefia dos serviços de segurança, um exemplo de interesses privados postos acima das instituições estatais, consideram os manifestantes.
Na terça-feira (23), a discussão de alterações orçamentais levou a mais contestação em frente ao Parlamento. O Governo recuou, mas os protestos continuaram e agora os manifestantes de um dos países mais pobres da União Europeia pedem a demissão do Governo.
Fonte:Público