Morte de Trayvon Martín estimula proposta de lei nos EUA

O assassinato do jovem negro estadunidense Trayvon Martin estimula uma proposta de lei no Congresso para enfrentar a discriminação racial por parte da polícia, informou nesta quarta-feira (30) o jornal The Hill.

Depois da sentença que absolveu o vigilante voluntário George Zimmerman concedida por um tribunal de Flórida, depois do assassinato de Martin em 2012, o problema da discriminação racial contra as minorias levou a irados protestos em todo o país.

Na terça-feira, os democratas no Congresso propuseram uma iniciativa que tentará proibir a discriminação racial pela polícia no momento em que desenvolva suas funções, indica o jornal que cobre as atividades do Congresso estadunidense.

A iniciativa (HR 2851) foi apresentada pelo democrata John Conyers no Comitê Judicial da Câmera de Representantes, já que em sua opinião os últimos acontecimentos demonstram que o problema continua sendo um tema conflitivo no país.

Apesar da morte de Martin não ter sido o resultado de um encontro com os agentes policiais, as questões de raça e a existência de indícios de condutas delitivas estão tão estreitamente unidos na mente da opinião pública, que sua morte não pode separar dos debates sobre perfis raciais, apontou Conyers.

Em seus argumentos, o congressista expôs que o caso de Martin mostra que outras minorias são prejudicadas pela polícia na hora de desenvolver seu trabalho. Em última instância, é uma de muitas pessoas em todo o país vítimas de uma percepção da delinquência, simplesmente por sua raça, etnia, religião ou origem nacional, disse.

Assim assegurou que a estas pessoas lhes é negado o respeito a seus direitos básicos e a igualdade de tratamento.

O parlamentar democrata destacou que a recopilação de evidências nas últimas décadas afiançam o critério de que nos Estados Unidos existe discriminação racial, o que diminui a confiança das comunidades em como se aplica a lei.

O racismo contaminou a relação entre a polícia e as comunidades minoritárias em tal grau que a ação federal se justifica para começar a abordar o problema, apontou o Congressista, cuja proposta é respaldada por 39 democratas, entre eles vários integrantes do Caucus Negro do Congresso.

Na atualidade o Departamento de Justiça investiga o caso Martín para determinar se apresentará uma acusação contra Zimmerman onde o componente racial seja considerado determinante.

Fonte: Prensa Latina