Os 25 anos da UBM são lembrados por deputada na AL-BA

A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), uma moção de congratulações pelos 25 anos da União Brasileira das Mulheres (UBM), completados no próximo dia 5 de agosto. Segundo Kelly, a homenagem é um reconhecimento da luta da UBM pelos direitos da mulher.
 

“A luta em defesa e pelos direitos da mulher conta no Brasil com a força da UBM, entidade que em mais de duas décadas de existência acumulou grandes conquistas e vem ganhando cada vez mais representatividade. Avanços podem ser destacados na luta pela igualdade social e de gênero e no empoderamento das mulheres”, escreveu a deputada”.
 
Para falar das conquistas, Kelly usou uma matéria do Portal Vermelho sobre os 25 anos da entidade (UBM completa 25 anos de lutas em defesa dos direitos das mulheres), publicada na última terça-feira (30/7), e destacou a entrevista com a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campo.
 
Na matéria, a coordenadora defende que houve avanços nos últimos 10 anos (desde o início do Governo Lula, em 2003) e que eles estão relacionados à eleição do primeiro presidente operário (Lula) e de uma mulher de esquerda (Dilma) para o comando do principal posto da República.
 
A deputada reforçou a tese, listando algumas das importantes conquistas da luta feminina no período, como a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a aprovação da Lei Maria da Penha, o Programa Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenado pela SPM, e a PEC das/os empregadas/os domésticas/os.

A UBM
 
A União Brasileira de Mulheres nasceu em Salvador, durante o I Congresso Nacional de Entidades Emancipacionista de Mulheres, que aconteceu na capital baiana, em 1988. No encontro, estavam 1,2 mil mulheres que levantaram a necessidade de organizar a luta por igualdade de gênero no Brasil.
 
 
De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/ Deputada Kelly Magalhães