Rússia concede asilo temporário a Edward Snowden

O ex-técnico da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) e da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, perseguido pelos Estados Unidos devido às denúncias que fez sobre o programa de espionagem, recebeu asilo temporário na Rússia, nesta quinta-feira (1º/8), de acordo com a emissora Rossiya 24.

Rússia concede asilo temporário a Snowden - Voz da Rússia

Edward Snowden, ex-funcionário dos serviços secretos estadunidenses, saiu do aeroporto moscovita de Sheremetievo, em cuja area de trânsito se encontrava durante mais de um mês, desde 23 de junho, e atualmente está no território da Rússia, informou um porta-voz.

Leia também:
"Triunfo da Justiça" na Rússia é "bofetada aos americanos"
Pai de Snowden agradece a Vladímir Pútin
 

Minutos antes, o advogado Anatoli Kucherena informou a Voz da Rússia de que Snowden tinha recebido a notificação do Servço Federal de Migrações da Rússia sobre a concessão do asilo provisório, por um ano. Snowden havia pedido asilo temporário, já que pretende se dirigir à América Latina.

Além disto, Kucherena declarou que estava preparando documentos para uma visita do pai de Snowden à Rússia.

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional, que frequentemente lança críticas generalizadas contra a Rússia, qualificou positivamente a concessão do asilo provisório.

Snowden trabalhava em uma empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) e é acusado de espionagem pelo governo dos Estados Unidos. No dia 16 de julho, ele pediu asilo temporário à Rússia. O pedido poderia ter levado até três meses para ser analisado, segundo o serviço de migração russo.

Com agências,
Da redação do Vermelho