Antifascistas vão às ruas e detêm marcha neonazista na Alemanha

Com manifestações, bloqueios e inclusive um serviço religioso, mais de 1.200 pessoas foram às ruas neste domingo (4) na cidade alemã de Bad Nenndorf contra uma marcha neonazista.

Com suas ações, os antifascistas conseguiram bloquear o autodeclarado "cortejo fúnebre" de cerca de 300 neonazis.

Desde o ano 2006, fascistas da Alemanha reúnem-se num fim de semana de agosto, na pequena cidade localizada a oeste de Hannover, no local onde o exército britânico mantinha um centro de interrogatório após a derrota do regime hitlerista.

Segundo historiadores, aconteceram maus tratos a prisioneiros de guerra, o que os neonazis aproveitam para relativizar o crimes do fascismo hitleriano.

No entanto, os extremistas da direita não contaram com a resistência da população local.

"Uma vez mais, o protesto popular tem sido criativo e pacífico", disse em uma entrevista de imprensa o chefe de operações da polícia, Frank Kreykenbohm.

Na tarde de domingo, 500 manifestantes antifascistas ocuparam a praça onde os neonazis tinham planejado fazer uma reunião.

Para evitar a marcha pró nazista, os manifestantes acorrentaram-se em grupos a postes de semáforos, estacionamentos para bicicletas e inclusive a locomotiva de um trem para interromper o tráfego.

Fonte: Prensa Latina