Evo saúda escolha da Bolívia como sede do 20º Foro de São Paulo

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou, neste domingo (4), que a cidade de Cochabamba sediará o 20º Foro de São Paulo, que será realizado no próximo ano. Durante o ato de encerramento do evento ocorrido na capital paulista de 29 de julho a 4 de agosto, o presidente boliviano ironizou o fato de o Foro nunca ter ocorrido na Bolívia: "Após 23 anos de existência do Foro, finalmente se põe fim à exclusão, e a Bolívia será sede pela primeira vez”.

Foto: Felipe Amarelo

O Foro de São Paulo foi fundado em 1990 na capital paulista inspirado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira reunião do grupo foi realizada em 1991 na Cidade do México.

Leia também:
Evo Morales saúda compromissos pela integração latino-americana
Foro avalia o legado de Chávez e os planos de integração justa

Evo afirmou que as organizações sociais do país esperam pela presença dos partidos de esquerda que integram o foro que, segundo ele, “é uma grande escola” sobre a esquerda e o anti-imperialismo e a defesa da paz.

De acordo com a Secretaria Executiva do Foro de São Paulo (FSP), participaram das atividades do 19º encontro, em São Paulo, 300 representantes internacionais, provenientes de 39 países, da América Latina e de outras regiões. Entre os brasileiros, cerca de 1.000 pessoas inscreveram-se para participar do encontro.

Da Redação do Vermelho