Tropas do Paquistão matam cinco soldados indianos na Cachemira

De acordo com fontes oficiais, nesta terça-feira (6), tropas paquistanesas mataram cinco soldados indianos em um ataque ao longo da linha de controle do estado de Jammu e Cachemira, sob a disputa entre o Paquistão e a Índia. A emissora PressTV cita o ministro chefe de Jammu e Cachemira, Omar Abdullah, que afirmou que os soldados paquistaneses da fronteira atacaram um posto militar indiano localizado na região de Poonch, administrada pela Índia, na Cachemira.

Cachemira - National Turk

“Fui informado, no começo desta manhã, sobre a morte de cinco dos nossos soldados. Minhas condolências sentidas aos seus parentes próximos”, disse Abdullah.

A Cachemira está no centro de mais de 60 anos de hostilidades entre a Índia e o Paquistão. Os vizinhos reivindicam o controle completo sobre a região, mas ambos têm a sua administração parcial.

O recente ataque foi realizado enquanto a Índia e o Paquistão preparam-se para renovar as conversações de paz, que estão estagnadas desde janeiro de 2013, quando um soldado indiano foi decapitado, em um ataque na fronteira.

A linha de controle é uma fronteira “de facto” que divide a Cachemira entre partes controladas pela Índia e pelo Paquistão, que também denuncia incidentes como os que levam soldados indianos a raptarem soldados paquistaneses através da fronteira.

De acordo com os oficiais, Islamabad, sede do governo paquistanês, propôs datas para a retomada das negociações, enquanto Nova Délhi, sede do governo indiano, tem estudado a oferta do Paquistão.

“Este é um incidente extremamente infeliz. Se o Paquistão quer ter relações melhores com a Índia, esta não é a forma”, disse o ministro do Interior indiano, Ratanjit Pratap Narain Singh, em referência ao último ataque.

Com informações da PressTV,
Da redação do Vermelho