Metrô de SP: Lula Morais critica cobertura da imprensa no caso

Em pronunciamento durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (6), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) criticou a forma como determinadas notícias de interesse geral são veiculadas pelos meios de comunicação. Como exemplo, o parlamentar citou o caso do suposto cartel de licitações dos metrôs de São Paulo e Distrito Federal, divulgado na segunda (5) pela Rede Globo. Segundo ele, outros veículos, como a revista IstoÉ, já vêm investigando o caso há, pelo menos, um mês.

Segundo Lula, os meios de comunicação não demonstram interesse real em investigar, desvendar e expor o que realmente acontece. “São dois pesos e duas medidas. A Siemens revelou que o Governo de São Paulo tinha conhecimento sobre o cartel de licitações do metrô, que isso se estende desde o governo de Mário Covas e isso é omitido”, argumentou. Para ele, a denúncia desse “conluio realizado para superfaturar a compra de vagões apenas se deu para que a Siemens não fosse condenada por formação de cartel”.

A empresa alemã Siemens divulgou nota em que afirma ter conhecimento das investigações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre um suposto cartel em licitações para a aquisição de vagões, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs licitados entre meados da década de 90 e 2007, mas nega ter sido fonte das informações divulgadas na imprensa e que teria fornecido documentos e provas do conluio.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa