Inácio pede solução rápida para fundo de pensão Aerus 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) manifestou apoio à luta de ex-aeronautas e ex-aeroviários que querem solução para o fundo de pensão Aerus, que reúne dez mil aposentados e pensionistas que trabalharam nas empresas aéreas Varig e Transbrasil.

“Precisamos levar logo para o Plenário o Projeto de Lei do Senado 147/2010, que já aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça. Ele estabelece as bases legais para que o governo possa pagar os benefícios do Aerus”, informou o senador Inácio.

Devido a um rombo financeiro, o Aerus está sob intervenção e, desde 2006, o valor de aposentadorias e pensões pagas mensalmente aos ex-funcionários é de apenas 8% do valor devido, conforme as contribuições feitas ao longo dos anos por cada funcionário.

Cerca de 25 representantes do grupo estão em vigília no Congresso desde a terça-feira (6). Segundo eles, 850 integrantes do Aerus faleceram desde 2006, sem que tenham recebido as aposentadorias e pensões a que tinham direito. A idade média dos integrantes do fundo é de 75 anos e morre um integrante a cada dois dias, tornando ainda mais urgente uma solução para o caso.

O grupo busca responsabilizar o poder público pela falta de fiscalização sobre o fundo de pensão, que resultou no rombo financeiro, e reivindica que a União assuma o pagamento do valor integral de aposentadorias e pensões, o que representaria R$ 25 milhões por mês.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda