Tabaré Vázquez será candidato à presidência do Uruguai em 2014

O ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010) anunciou nesta quinta-feira (8) que aceitou a indicação de dirigentes da Frente Ampla do Uruguai para ser candidato à presidência da república pela coalizão de esquerda, que atualmente é base do governo de José Mujica. 

Tabaré Vázquez será candidato à presidência do Uruguai em 2014 - Info Sur

Vázquez deve ser oficializado em novembro deste ano. Neste mês, existe a possibilidade de disputa de primárias. O nome do atual vice-presidente, Danilo Astori, é um dos que pode entrar nas eleições internas da Frente Ampla. O ex-presidente, no entanto, é o que leva maior favoritismo.

A indicação de Vázquez foi feita após reunião com líderes da Líber Seregni, Movimento de Participação Popular e o Partido Socialista uruguaio, os principais grupos da esquerda do país.

O ex-presidente disse ao jornal El Observador que tomou a decisão “pelo país e pela Frente Ampla”. Tabaré Vázquez foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010, antes de Mujica. Sua eleição pôs fim a vários mandatos consecutivos dos partidos Colorado e Nacional, os mais tradicionais do país.

Mujica qualificou o anúncio como "uma boa notícia", já que a candidatura de Vázques "permite ver o futuro com um otimismo racional". Em declarações oferecidas ao canal nacional, o mandatário admitiu que "tinha confiança que a presão da opinião pública dos frente-amplistas ia obrigá-lo a sacrificar sua tranquilidade".

O atual presidente acrescentou que seu governo "deixará caminhos abertos e obras, a qualquer que seja o governate que venha. Deve ser para sempre assim, não acompanho essa visão de que na campanha eleitoral se deixa de governar, não tem nada a ver".

Sobre o fim de seu mandato, Mujica adiantou que quer ir ao País Basco (Espanha). "Passarei uma semaninha no País Basco e quando voltar, de vez em quando darei uma volta pelo parlamento para cumprimentar meus amigos", afirmou.

O novo pleito presidencial uruguaio será realizado em outubro de 2014. 

Da redação do Vermelho,
Com informações do Opera Mundi e Telesur