Campinas realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria de Cultura de Campinas realiza neste final de semana a 3ª Conferência Municipal de Cultura. “Fazer uma convenção deste porte é um dos passos mais importantes para que a cultura avance de forma consistente no município, pois possibilita a criação de planos de trabalho que superam trocas de governo. E, principalmente, por ser a melhor ferramenta para que a população e a classe artística participem efetivamente da construção das políticas culturais”, afirma o secretário Ney Carrasco.

A programação, toda na Estação Cultura Antonio da Costa Santos, será realizada na sexta, 9 de agosto, e sábado, dia 10. Neste ano, a conferência permitirá discutir o texto-base da “3º Conferência Nacional de Cultura”, identificar anseios e necessidades da comunidade artística local e ainda eleger os delegados para a conferência Estadual. Durante o evento, grupos de trabalho serão formados para discutir os quatro eixos temáticos deste ano: a implantação do sistema nacional de cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; cultura e desenvolvimento. Serão debatidas ainda propostas culturais nas esferas municipal, estadual e federal.

As inscrições para a convenção devem ser feitas na própria Estação Cultura, ou por meio do endereço eletrônico da Secretaria: [email protected] . Na sexta-feira, o cadastro será feito das 18h às 22h e no dia seguinte a partir das 8 horas. Caso opte em fazer a inscrição pela internet, o participante precisa colocar as seguintes informações no corpo da mensagem: nome, endereço, e-mail, telefone, área de atuação e respondendo à pergunta: “participa de algum grupo, entidade, coletivo etc? ( ) sim () não – Caso positivo, qual?”. O evento tem presença confirmada de representantes da Secretaria Estadual da Pasta e também do Ministério da Cultura no estado.

Inclusão

Uma novidade faz parte da Conferência neste ano. Toda a programação contará com recursos de acessibilidade com libras e audiodescrição. A audiodescrição é um recurso utilizado para ampliar o entendimento de pessoas com deficiência visual e baixa visão, porque descreve as cenas e as pessoas. E o intérprete de libras também é fundamental às pessoas com deficiência auditiva. O evento também terá discussões acerca de temas como Diversidade Cultural, Acessibilidade e Tecnologias Sociais, entre outros que contemplam as questões abordadas pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Trata-se de uma ação inédita a participação de intérprete de Libras na Conferência de Cultura. Essa participação em eventos anteriores e agora também na Conferência evidencia a preocupação da administração municipal em tornar perene essa prática, garantindo a inclusão da pessoa com deficiência, o que demonstra a transversalidade de atuação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Conferência de Cultura é um evento de grande relevância na sua essência, mas esta edição, especialmente, abordará temas de suma importância para a pessoa com deficiência, de modo a ser fundamental que tais pessoas possam ter pleno acesso ao seu conteúdo”, diz a secretária Emmanuelle Alkmin.

Serviço:
“3ª Conferência Municipal de Cultura”
Datas: 9 e 10 de agosto (sexta-feira e sábado)
Horários: sexta-feira, a partir das 19h e sábado a partir das 9h
Local: Estação Cultura Antonio da Costa Santos
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro
Inscrição: gratuita, na Estação, ou pelo e-mail [email protected] (sexta, dia 9, das 18h às 22h sábado, 10/08, a partir das 8h)

De Campinas, com iformações da Secretaria Municipal de Cultura