Neste domingo, Argentina definirá renovação da Câmara e do Senado

Neste domingo (11), a Argentina realizará as chamadas Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso), que deverão definir os candidatos das eleições gerais de 27 de outubro, nas quais se renovarão a metade da Câmera de Deputados e um terço do Senado, pleito considerado chave para o país.

Argentinos irão às ruas neste domingo (11) para votar nas Paso

As Paso são muito importantes e não um simples trâmite como podem parecer a simples vista. São importantes para os partidos políticos, para a própria Cristina Kirchner, para os que se apresentam como seus herdeiros (Daniel Scioli e Sergio Massa) e para o resto da oposição.

A presidenta do país, Cristina Kirchner, viajou a Ríos Gallegos para votar. No total, serão 180 mil autoridades de mesa e estão sendo designados os homens do Exército para cuidarem da segurança das escolas. Os primeiros resultados poderão ser conhecidos a partir das 21h do domingo (11). É esperado um alto comparecimento às urnas.

Apenas poderão fazer parte das eleições gerais aqueles agrupamentos que obtenham nas primárias um total de votos, somando os de todas as suas listas internas, igual ou superior ao 1,5% dos votos válidos emitidos no distrito para a respectiva categoria de candidatos.

As eleições de outubro também deverão funcionar como um termômetro para a sucessão da presidenta Cristina Kirchner.

Da Redação do Vermelho,
com informações da Infolatam