Setre inicia em Lençóis-BA ciclo de Diálogos sobre Trabalho
A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) iniciou, na última sexta-feira (9/8), no município de Lençóis (Chapada Diamantina), o ciclo de Diálogos sobre Trabalho, Políticas de Inclusão e Geração de Renda. O encontro visa apresentar os mecanismos de acesso a programas, o financiamento de projetos e procedimentos de apoio técnico para as experiências de geração de renda.
Publicado 12/08/2013 16:07 | Editado 04/03/2020 16:16
“Estes encontros têm como objetivo apresentar às prefeituras e a sociedade civil as ações de políticas públicas desenvolvidas pela Setre”, pontuou o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos.
Coordenado pela chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana, o evento contou com a participação do superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa; do diretor-Geral do Instituto Mauá, Elias Dourado; e de gestores públicos e representantes de cooperativas e associações.
Durante o encontro, Milton Barbosa apresentou as políticas publicas para o segmento e destacou a implantação dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), que oferecem, gratuitamente, assistência técnica e operacional aos empreendimentos da economia solidária.
“Até o dia 16 de agosto, está aberto um edital que disponibiliza R$ 32 milhões para implantação de dez novos Centros Públicos, distribuídos em diversos Territórios de Identidade do estado”, informa o superintendente.
No ano passado, a Setre lançou um edital semelhante para criação de oito Centros
Públicos de Economia Solidária, disponibilizando R$ 25 milhões. Os Cesol’s integram o leque de ações previstas pelo Programa Vida Melhor.
O público presente também conheceu o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia), voltado para o financiamento, com juros baixos e de forma ágil, do micro e pequeno empreendedor.
Elias Dourado, do Instituto Mauá, falou sobre a política de apoio ao artesanato. “O nosso objetivo é profissionalizar os artesãos e fazer com que eles tenham a possibilidade de comercializar o seu produto, melhorando, conseqüentemente, a sua qualidade de vida”, disse.
Na área de qualificação profissional, foram apresentados os cursos realizados pela Setre, como o Qualifica Bahia – que vai disponibilizar 220 vagas este ano para os municípios do Território Chapada Diamantina – e o Trilha, voltado para jovens de 16 e 29 anos. Todos eles são custeados pelo Governo do Estado.
Da Comunidade Quilombola Remanso, no município de Lençóis, o participante Delvan Dias elogiou a iniciativa da Setre. “Neste encontro, conhecemos as ações e os programas, e o mais importante, de como ter acesso a eles”.
Há três anos, o Quilombo de Remanso realiza o turismo de base comunitária, “que consiste em receber turistas para vivenciarem a realidade dos quilombolas. Este contato com os gestores da Setre foi de extrema importância”, explica Delvan.
Da Redação
*Com Ascom/ Setre