Mostra de Documentários retrata aspectos do povo negro 

Salvador será a primeira capital brasileira a receber a programação Palmares 25 Anos, que celebra o aniversário da Fundação Cultural Palmares. A 1ª Mostra de Documentários Palmares.Doc vai apresentar, nos dias 14, 23 e 27 de agosto, películas que retratam a arte, a cultura e a religiosidade afrobrasileira.

Segundo Fábio de Santana, representante da Fundação na Bahia, a primeira edição da mostra é uma forma de fortalecer o diálogo com a comunidade. “Nós queremos aproximar ainda mais a Palmares do nosso público, estreitar o laço com outras instituições, ONG’s, grupos culturais, com associações culturais negras, e consolidar a atuação da Fundação Cultural Palmares por meio da Representação”, afirma.

O filme de abertura das atividades será ‘Abdias Nascimento’, do diretor baiano Antonio Olavo. O documentário apresenta fatos importantes da vida e militância de Abdias pelos direitos dos negros e negras brasileiros. Entre eles a criação do Teatro Experimental do Negro, em 1944, que promoveu a inclusão de atores, diretores e autores negros nas produções teatrais.

Serão exibidos ainda os documentários ‘Nós, O Bando’, da diretora Sofia Federico, que conta a trajetória do Bando de Teatro Olodum, e ‘Povo de Santo’, de Wilson Militão, que apresenta depoimentos de Sacerdotisas e Sacerdotes de importantes terreiros de Candomblé da Bahia.

Ao final das sessões, sempre haverá um bate-papo com os diretores das obras e personalidades como o ator e presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, Makota Valdina Pinto, Ângelo Flávio, os atores e atrizes do Bando de Teatro Olodum entre outros convidados. A 1ª Mostra de Documentários Palmares.Doc tem classificação livre e entrada gratuita.

Cultura negra

Em resposta às demandas do Movimento Negro, no dia 22 de agosto de 1988, o então presidente da república José Sarney fundou a primeira instituição pública federal voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares.

Neste ano de 2013, a FCP comemora 25 anos de trabalho por uma política cultural igualitária e inclusiva, que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

Programação

14/8

19h – Exibição do Filme “Abdias Nascimento”

Local: Sala Alexandre Robatto/Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Rua General Labatut, 27 – Barris. Salvador/BA.

Debatedores: Ângelo Flavio (Ator, diretor e fundador da Companhia de Atores Negros Abdias Nascimento), Antonio Olavo (Diretor do documentário) e Leandro Bulhões (Doutorando em História pela UnB – Universidade de Brasília).

23/8

19h – Exibição do Filme “Nós, o Bando”

Local: Centro Cultural Alagados, Rua Direita do Uruguai – Uruguai. Salvador/BA.

Debatedores: Bando de Teatro Olodum

27/8

19h – Mesa: “A Representação das Tradições afro-brasileiras na Mídia”

Makota Valdina Pinto, do Terreiro Tanuri Junsara; Hilton Cobra, presidente da Fundação Cultural Palmares; Jaime Sodré, Professor/UNEB); Lula Oliveira (RR/BA/SE/MinC); Wilson Militão, diretor do Documentário Povo de Santo

20h – Exibição do Filme “Povo de Santo”

Local: Terreiro Tanuri Junsara, Rua Apolinário Santana, nº146, bairro do
Engenho Velho da Federação, Salvador/BA.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô