Prefeito comunista reduz próprio salário e reajusta funcionalismo

 Neto Barros (PCdoB) enviou a mensagem à Câmara para corrigir uma defasagem de 10 anos sem aumento dos servidores

Neto Barros em entrevista - Rogério Medeiros

 O prefeito de Baixo Guandu (noroeste do Estado), Neto Barros (PCdoB), enviou mensagem à Câmara de Vereadores do município, reduzindo em 20% o próprio salário, do vice-prefeito, secretários e cargos comissionados. Em contrapartida, o prefeito pretende conceder 8% de reajuste ao funcionalismo da prefeitura.

A medida foi tomada porque os funcionários do município não recebem aumento há 10 anos. A medida chamou a atenção dos meios políticos locais e vai ao encontro da linha ideológica do prefeito.

Ele venceu a disputa contra o grupo do ex-prefeito Lastênio Cardoso (PSDB), que administrou a cidade por dois mandatos, e do deputado estadual Dary Pagung (PRP), que acabou não disputando a eleição passada. Assim como muitos prefeitos do Estado, Neto Barros também recebeu a prefeitura com problemas financeiros.

A redução do próprio salário e dos secretários foi uma alternativa para contemplar os servidores, sem comprometer o orçamento, segundo consta na mensagem enviada à Câmara. Neto Barros foi o primeiro prefeito comunista eleito do Espírito Santo.

Outro político de origem comunista foi o médico sanitarista Ademar Neves, em São Mateus, na década de 1950. Mas ele não foi eleito pelo partido comunista, ingressou na sigla depois.

Fonte: www.seculodiario.com.br