Petição pede apreciação de projeto que muda o nome do aeroporto
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) encabeçou uma luta pela celeridade na apreciação, na Comissão de Cultura da Câmara Federal, do Projeto de Lei nº 6.106, que trata da alteração do nome do aeroporto de Salvador. Na internet, a parlamentar criou uma petição que solicita ao presidente da comissão a imediata análise da proposta.
Publicado 15/08/2013 14:00 | Editado 04/03/2020 16:16
De autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA), o projeto propõe a alteração do atual nome Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães para Aeroporto Internacional de Salvador – Dois de Julho. O aeroporto ganhou o nome Dois de Julho em 1953, mas foi renomeado para homenagear o deputado do clã Magalhães, morto em 1998.
O Dois de Julho é a data magna da Bahia e foi inscrita, recentemente, no rol das efemérides nacionais, se transformando em data histórica nacional, através de uma proposta de Alice. Segundo a deputada, o Congresso precisa devolver o nome original do local, dado o apreço dos baianos à data.
“A data de “Dois de Julho” tem significado precioso para o povo baiano. É a data da libertação da Bahia. É a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”, diz o texto de apresentação da petição.
O projeto de alteração do nome do aeroporto do capital baiana foi apresentado em 2002 e, passados mais de 10 anos, não consegue ir a plenário. A petição da parlamentar pretende chegar a mil assinaturas para ser entregue ao presidente da Comissão de Cultura, onde a proposta está parada.
Para assinar, acesse: www.avaaz.org/po/petition/Manifesto_Dois_de_Julho_1/
De Salvador,
Erikson Walla