Autoridades confirmam abertura da Copa na Arena Corinthians  

A visita à Arena Corinthians, na manhã desta segunda-feira (19), em São Paulo, deixou boa impressão para as autoridades do governo federal, da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL). A comitiva demonstrou confiança na entrega do novo estádio no prazo estipulado, que é dezembro de 2013.

Autoridades confiam na abertura da Copa na Arena Corinthians - Portal da Copa

“Olho à minha volta e posso afirmar que o estádio estará pronto a tempo para a Copa e para os eventos-testes necessários”, disse o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke. Ele se referiu ao estádio que sediará a abertura da Copa de 2014 como um “legado inegável para São Paulo”. Além da abertura do Mundial de 2014, em 12 de junho, a arena vai receber outros cinco jogos, incluindo uma semifinal.

Valcke destacou a beleza do gramado, aspecto também enfatizado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Quando a gente olha para esse estádio nem acredita que seja grama natural, parece sintética. Esse estádio está destinado a acolher grandes clássicos. Fico muito feliz porque, não só o Corinthians ou São Paulo, mas o Brasil poderá receber esse estádio. Não é apenas um equipamento, é também uma obra social, tem um significado cultural para a identidade do nosso povo e nosso país”, disse Rebelo.

Durante a visita, como vem sendo feito nos outros estádios que sediarão jogos da Copa, as autoridades entregaram o ingresso simbólico aos operários, que terão direito a assistir a um jogo da Copa no estádio que ajudaram a construir. O esforço dos trabalhadores foi destacado pelos membros do COL e ex-jogadores Bebeto e Ronaldo.

A construção da Arena Corinthians chegou a 86% de conclusão, conforme informado pela Odebrecht nesta segunda-feira. Os telhados dos prédios leste e oeste estão em fase final de acabamento. As estruturas metálicas das coberturas sul e norte estão sendo montadas, enquanto é feita a colocação dos vidros da fachada oeste.

Semeado em junho, o gramado já passou por alguns cortes e segue tratado com adubos e defensivos para que esteja concluído no fim de setembro. Também avançam os serviços de acabamento em diversas frentes.

O projeto está orçado em R$820 milhões, sendo 400 milhões de financiamento federal. Sobre a liberação dos recursos pelo BNDES, Aldo Rebelo disse que todos os encaminhamentos já foram feitos e que “um desfecho favorável” está muito próximo.

Obras do entorno

As obras do complexo viário de Itaquera atingiram 48% de execução em agosto e têm previsão de conclusão para março/abril de 2014. O ministro do Esporte ressaltou a importância dessas obras, que estão sendo realizadas na região com menor Índice de Desenvolvimento Humano de São Paulo. Rebelo mencionou também a presença da faculdade de tecnologia e da escola técnica construídas na região.

“Além do estádio, gostaria de lembrar o legado ao redor, principalmente para a população de Itaquera, que vai poder aproveitar todas as obras”, complementou o ex-jogador Ronaldo.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do estado e coordenador do Comitê Paulista da Copa, Julio Semeghini, o investimento total nas obras é de R$430 milhões. A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, informou que haverá programa de incentivos fiscais para outros empreendimentos que se instalarem na zona leste da capital, e não só para a obra do estádio.

Fonte: Portal da Copa