Programa Mais Educação São Paulo dará choque no ensino

"O Programa Mais Educação São Paulo surge como uma proposta de solução para o atual momento da sociedade", declarou a especialista em educação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Marília, Maria do Rosário Longo Mortatti.

Da Rádio Vermelho, com informações da Rádio Unesp

Ela acredita que "esse programa compõe um conjunto de ações que serão comandadas pela Prefeitura de São Paulo. Essa iniciativa aponta para a necessidade de se pensar soluções para o atual sistema de ensino paulistano. De modo que o programa fomentará uma nova ordem de relacionamento do professor aluno e destes com a escola".

Ouça também:
"Aprovação dos royalties pode transformar a qualidade do ensino"

Em entrevista à imprensa, o prefeito Fernando Haddad destacou que “São Paulo figura em 35º lugar na região metropolitana, que tem 39 cidades. E essa realidade precisa ser mudada". O prefeito afirmou que a intenção é garantir um acompanhamento pleno do desenvolvimento do estudante.

“Não podemos mais aceitar crianças de 8 anos ainda serem analfabetas. Nenhum pai aceita isso”, afirmou o prefeito

Programa

Apresentado pela Prefeitura de São Paulo na última quinta-feira (15), na Praça das Artes, o Mais Educação São Paulo é um programa de reorganização curricular e administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino.

Entre os principais conceitos do novo plano está a divisão dos nove anos do Ensino Fundamental em três ciclos: Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º), Interdisciplinar (4º ao 6º) e Autoral (7º ao 9º). Atualmente, a divisão é de apenas dois períodos, Fundamental I (1º ao 5º) e Fundamental II (6º ao 9º). A medida suaviza a mudança entre os ciclos, já que, ao invés de o aluno passar de uma única professora generalista para uma série de especialistas de um ano para outro, a transição será gradativa dentro dos ciclos. Para mais informações acesse a página do programa.

Ouça a reflexão da especialista da Unesp na Rádio Vermelho: