Programa Mais Educação São Paulo dará choque no ensino
"O Programa Mais Educação São Paulo surge como uma proposta de solução para o atual momento da sociedade", declarou a especialista em educação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Marília, Maria do Rosário Longo Mortatti.
Da Rádio Vermelho, com informações da Rádio Unesp
Publicado 20/08/2013 12:05
Ela acredita que "esse programa compõe um conjunto de ações que serão comandadas pela Prefeitura de São Paulo. Essa iniciativa aponta para a necessidade de se pensar soluções para o atual sistema de ensino paulistano. De modo que o programa fomentará uma nova ordem de relacionamento do professor aluno e destes com a escola".
Em entrevista à imprensa, o prefeito Fernando Haddad destacou que “São Paulo figura em 35º lugar na região metropolitana, que tem 39 cidades. E essa realidade precisa ser mudada". O prefeito afirmou que a intenção é garantir um acompanhamento pleno do desenvolvimento do estudante.
Programa
Apresentado pela Prefeitura de São Paulo na última quinta-feira (15), na Praça das Artes, o Mais Educação São Paulo é um programa de reorganização curricular e administrativa, ampliação e fortalecimento da rede municipal de ensino.
Entre os principais conceitos do novo plano está a divisão dos nove anos do Ensino Fundamental em três ciclos: Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º), Interdisciplinar (4º ao 6º) e Autoral (7º ao 9º). Atualmente, a divisão é de apenas dois períodos, Fundamental I (1º ao 5º) e Fundamental II (6º ao 9º). A medida suaviza a mudança entre os ciclos, já que, ao invés de o aluno passar de uma única professora generalista para uma série de especialistas de um ano para outro, a transição será gradativa dentro dos ciclos. Para mais informações acesse a página do programa.
Ouça a reflexão da especialista da Unesp na Rádio Vermelho: