Missão de perícia sobre armas químicas começa na Síria

A missão para investigar alegações sobre o uso de armas químicas na Síria iniciou o seu trabalho no país, nesta segunda-feira (19), de acordo com o portal de notícias da ONU. Uma nota do porta-voz do Secretário-Geral confirmou a chegada da equipe das Nações Unidas a Damasco no domingo (18), três dias após a aceitação formal dos termos de cooperação pelas autoridades sírias.

A operação deve durar 14 dias, segundo o acordo entre os enviados da ONU e o governo da Síria, que já havia pedido a atenção da organização para a investigação sobre as alegações de uso de arma química, tanto pelo governo quanto pelos grupos rebeldes.

Leia também:
Síria e ONU definem termos da investigação sobre armas químicas
Peritos da ONU chegam à Síria para diálogos com o governo

Após a autorização do governo, a ONU reiterou que o objetivo era garantir uma operação eficiente, segura e apropriada da missão de investigação.

O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, reiterou que o objetivo do grupo, formado no princípio do ano, é realizar uma investigação independente e imparcial.

O prazo de permanência dos peritos "deverá ser estendido, caso haja consenso mútuo". O comunicado refere que atualizações sobre as atividades poderão ser feitas a partir da sede da organização, em Nova York.

Com informações da ONU