Ações educativas da Emdec envolvem 18 mil cidadãos

Mais de 18 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos de Campinas participaram das ações educativas realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no primeiro semestre deste ano. “O trabalho de educação para o trânsito e conscientização de que atitudes seguras podem evitar acidentes vão diminuir cada vez mais a violência no trânsito”, pondera o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi.

emdec. - Emdec

Todas as atividades de educação para o trânsito da Emdec estão sob o guarda-chuva do projeto Trânsito Amigo, lançado pelo prefeito Jonas Donizette, que junto das atividades de conscientização, realizada em julho, apresentou dados de redução de acidentalidade de 2011 para 2012. O programa Trânsito Amigo engloba ações de mobilidade em três pilares: engenharia, fiscalização e educação.

A agenda da educação continua intensa este mês. Na segunda-feira, cerca de 30 jovens e professores receberam instruções na Oficina pra Jovens, ministrada por educadores da Emdec. A Cidade Portinho, realizada em parceria com a Porto Seguro na Estação Cultura, continua até o fim da semana e receberá cerca de 1,6 mil estudantes. Além de se divertirem na mini-cidade, as crianças assistem o Teatro de Fantoches, que ensina regras de segurança no trânsito. Professores da Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária) participam nesta quarta-feira (21) do segundo encontro do curso de 12 semanas de “Educação e Mobilidade para Cidadania”. Uma ampla agenda de atividades segue durante a semana.

Em agosto, a Emdec recebe as inscrições para os concursos Artemob e Sedutran. O
Artemob, Arte e Mobilidade, é voltado para toda a população e recebe vídeos e fotografias que tratam de mobilidade. O tema deste ano é Trânsito 2011-2020: Jovem, Mobilidade e Segurança. (Já o Sedutran tem diversas categorias para públicos específicos. Mais informações sobre os dois concursos no site da Emdec: www.emdec.com.br)

Programas de Educação no trânsito:

No primeiro semestre, as principais ações de educação foram voltadas para a formação do cidadão para o trânsito desde a infância. A Emdec realizou concurso entre as escolas para escolher o nome das mascotes que representam a Emdec: Gino e Fofa.

O concurso Sedutran para alunos de educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e privadas, alunos da Fumec e Ceprocamp, professores, Idosos, pessoas com deficiência e usuários do transporte público. O tema é “Década de ações pela segurança”. Já foram mais de 30 mil participantes em 22 edições. Em média, 1,5 mil inscrições por edição. Este ano as inscrições vão até 26 de agosto.

O Concurso de vídeo e fotografia Artemob. Categorias: “Um dia sem meu carro”; “Vida sobre duas rodas” e “Lei seca”. Inscrições até 26 de agosto. Aberto a moradores de Campinas. O tema deste ano é Trânsito 2011-2020: jovem, mobilidade e segurança no trânsito. Prêmios: tablets, bicicletas, notebooks e máquinas fotográficas. Entrega dos projetos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Educação para Mobilidade e Cidadania: curso de formação de professores do EJA (Educação para Jovens e Adultos). Doze encontros semanais com oficinas. A ação faz parte do programa Trânsito Amigo e tem parceria com a Secretaria de Educação, Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec). As aulas serão ministradas nas dependências do Distrito Regional Saúde Sul, no Parque Itália.

A gente Aprende, Agente Ensina: 11.127 alunos em 22 escolas. Presença do agente de trânsito ensinando conceitos sobre mobilidade.

Teatro de Fantoches: 4.789 alunos em 14 escolas assistiram ao espetáculo que ensina respeito às normas de trânsito e cidadania.

Idosos em Movimentos: 239 pessoas em 6 instituições. Oficinas para terceira idade visando reduzir acidentalidade, em especial atropelamentos.

Palestra em empresas: Palestras sobre acidentalidade e atitudes seguras. 368 trabalhadores em 7 empresas.

PARTY – Programa de prevenção ao trauma relacionado ao uso de álcool na juventude. Realizado no Hospital das Clínicas da Unicamp. 4 horas de ação educativa, com participação da Liga do Trauma, Secretaria da Saúde, SAMU, Corpo de Bombeiros, PM, Centro de Reabilitação e secretaria estadual de Educação. Realizado em 8 de junho com 70 alunos na Unicamp. Outros 589 alunos em 10 escolas e cursos técnicos participaram neste semestre.
Leitura, A Melhor Viagem: 170 mil livros em circulação nos terminais.

As ações de educação no trânsito desenvolvidas pela Emdec – com o foco nos acidentes ocorridos com motocicletas – já resultaram na diminuição em 47,3% no número de mortes no trânsito do ano passado, comparado ao ano anterior. O problema é que 50% das pessoas que passaram por análise de teor alcoólico após o acidente indicaram que tinham bebido antes de dirigir.

Em 2011, a Emdec constatou a morte de 148 pessoas no trânsito de Campinas e no ano passado a ocorrência caiu para 78 mortes.

As estatísticas mostram redução também no número de mortes de motociclistas, que foi de 70 pessoas mortas em acidentes sob duas rodas em 2011 contra 33 mortes de motociclistas no ano passado.

Este é o resultado do balanço semestral apresentado pela Gerência de Educação, ligado à Diretoria Institucional da Empresa, nesta segunda-feira, 19 de agosto, Dia Estadual de Prevenção a Acidentes de Trânsito. Link do relatório completo: www.emdec.com.br/eficiente/repositorio/6188.pdf

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura