ONU progride em pesquisa sobre uso de armas químicas na Síria

Especialistas das Nações Unidas que investigam o uso de armas químicas na Síria em três pontos específicos do país debatem com as autoridades "outras alegações em outros lugares", anunciou a organização multinacional nesta quarta-feira (21).

A informação foi revelada pelo porta-voz oficial da ONU, Eduardo del Buey, ao explicar a reação do secretário-geral Ban Ki-moon, aos relatos divulgados nesta quarta sobre um ataque com esse tipo de armamento nos arredores de Damasco.

O secretário-geral da ONU está impressionado com essas informações, disse o porta-voz, ao lembrar que o grupo de especialistas liderado pelo sueco Ake Sellstrom está na Síria para realizar pesquisas na localidade de Khan al-Assal e outros dois lugares não identificados.

A missão acompanha de perto e com cuidado a atual situação e continua plenamente envolvida no processo de investigação pautado pelo secretário-geral, destacou.

Sellstrom conversa com o governo sírio sobre todos os assuntos relativos ao suposto uso de armas químicas, inclusive os mais recentes, insistiu Del Buey aos jornalistas.

Ban Ki-moon reitera que o emprego desse tipo de armamento, por qualquer parte e circunstância, viola as leis humanitárias internacionais, concluiu o porta-voz.

O governo da Síria desmentiu nesta quarta as versões relativas ao suposto ataque com armas químicas por parte do exército nos arredores de Damasco e as qualificou de fabricações midiáticas para justificar uma intervenção armada contra o país.

Ao mesmo tempo, um porta-voz do governo russo, um dos cinco países que têm vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, indicou que as reportagens da imprensa parecem uma provocação planejada com antecedência.

Fonte: Prensa Latina