Professores panamenhos em greve farão grande ato nesta quinta

Os sete sindicatos dos professores panamenhos em greve desde 30 de julho anunciaram que marcharão, nesta quinta-feira (22) da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade até a Defensoria do Povo.

Professores panamenhos em greve há 22 dias

Os dirigentes reiteraram que querem voltar às aulas, mas a ministra de Educação, Lucy Molinar, não deseja assinar um acordo que contempla a não represália contra os professores que participaram do movimento, a reintegração de alguns professores e a questão da salarial.

Leia também:
Greve dos professores se radicaliza no Paraguai

Por sua vez, o mediador da Defensoria, Javier Mitil, entregou aos sindicalistas um documento da parte do Ministério de Educação (Meduca) com propostas de acordos que eles rejeitam porque alegam que não os exonera de sanções.

Nesta quarta-feira (21) está convocada uma nova reunião para o consenso de todas formas do documento entregue pelo Meduca, e os sindicatos assinalam que é positivo que a ministra de Educação envie propostas, ainda que não sejam contemplados pelo documento.

Por sua vez, as autoridades desse setor disseram reiteradas vezes que estão abertas a assinar um acordo com os docentes, mas não querem ceder nos pontos exigidos pelos professores.

Com Prensa Latina