SSA:  Everaldo Augusto cobra investimentos em esportes

Políticas públicas para o esporte foram reivindicadas em audiência pública que lotou o auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, na terça-feira (20/08). O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), propositor do debate, destacou a importância do esporte como instrumento de inclusão social, cobrou mais investimentos e reforçou a necessidade de implantar o Sistema Municipal de Esporte na capital baiana.

Através de projeto de indicação ao prefeito ACM Neto, o vereador propõe a definição das responsabilidades do Poder Executivo Municipal quanto ao incentivo da prática do esporte em todas as suas modalidades e garante o acesso da população aos programas e ações esportivas. Na proposta, o Sistema Municipal de Esporte é dividido em cinco componentes: conselho municipal, secretaria municipal, conferência, plano municipal e fundo municipal.

“Em Salvador, não existe prioridade para investir em esporte. A ausência completa do poder público e a falta de responsabilidade em relação ao esporte são notáveis. Por isso, fiz a indicação para a criação do Sistema Municipal de Esporte, que deve servir como diretriz para a elaboração de políticas públicas”, declarou Everaldo Augusto.

Secretaria exclusiva

A criação de uma pasta específica para o esporte em Salvador também foi uma das maiores reivindicações da audiência pública. Entre as vozes que abraçaram a causa, dois ex-atletas de futebol que ocupam cargos públicos apresentaram suas ideias.

O representante da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, apresentou um panorama sobre os investimentos do Governo do Estado e avaliou a necessidade de manter um constante debate para a elaboração de políticas públicas.

“Para conseguirmos esses avanços, considero fundamental a criação da Secretaria Municipal de Esporte em Salvador. Nesse contexto, caberá ao Governo do Estado apoiar e fomentar as atividades desenvolvidas na capital”, afirmou Bobô.

Ex-atleta com passagem pelos dois principais clubes de futebol do estado na década de 80, Téo Senna, ex-vereador e diretor-geral de Esportes da Prefeitura de Salvador, destacou os investimentos que estão sendo feitos no município na área do esporte, mas assumiu que “é muito pouco” para o que a cidade necessita. “Uma secretaria exclusiva para o esporte, com recursos próprios, seria fundamental para conseguirmos atender e investir em diversos segmentos”, avaliou.

A audiência contou também com a presença de representantes da delegação cubana de judô. O técnico da seleção, Justo Noda, apresentou uma palestra sobre o modelo de investimento esportivo realizado naquele país e também ressaltou a importância do “esporte como ferramenta para inclusão social”.

Ciclovias

Uma das maiores bandeiras de Everaldo Augusto é a implantação de ciclovias em Salvador. Na audiência pública, o vereador lamentou que a cidade possuísse apenas 17 quilômetros de ciclovias e defendeu a ampliação dessa infraestrutura para incorporar as bicicletas ao sistema de mobilidade urbana.

Apesar da aprovação da Lei Federal nº 12.587/12, que estabelece as diretrizes da política nacional de mobilidade urbana, Everaldo Augusto diz que Salvador “avançou muito pouco”. Como exemplo, lembrou que a Câmara aprovou em 2012 o sistema cicloviário e, até agora, nada foi implantado.

Fonte: Ascom/gabinete Everaldo Augusto