SSA: Licitação do metrô está mantida para esta segunda-feira (19)

Conforme anunciado pelo Executivo, apesar da suspensão judicial da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos), o que criou uma insegurança jurídica para futuros empreendimentos na capital baiana, a licitação para a conclusão da linha 1 do metrô de Salvador (Bonocô – Estação Pirajá) e a construção da linha 2 (Bonocô – Lauro de Freitas) começa nesta segunda-feira (19/08).

A Comissão Especial de Licitação do governo da Bahia, formada por técnicos, além do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, e do presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), Carlos Martins, está reunida para receber as propostas das empresas interessadas. A previsão é de que o contrato com a nova empresa, que terá até a Copa do Mundo para colocar o metrô em funcionamento entre as estações da Lapa e Pirajá, seja firmado até o final do próximo mês e as obras comecem em outubro.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) reforça que a etapa das audiências públicas não pode ser queimada, visto à relevância do tema para a população soteropolitana. “Sem mudanças há 30 anos, a discussão com o povo é fundamental. Temos de apurar o transporte a partir dos princípios que regulamentam os contratos com as concessionárias, a destinação dos recursos provenientes das tarifas e a qualidade dos serviços prestados”.

Perda da garantia

Com a demora de mais de uma década para ficar pronto, o metrô de Salvador já perdeu a garantia da maior parte das peças, que nem sequer chegaram a ser utilizadas. A estimativa é de que os custos com a troca de peças chegue aos R$ 15 milhões. Isso sem contar com a necessidade de atualização de equipamentos e sistemas ultrapassados. Esta é mais uma conta que a população vai ter de pagar por conta da irresponsabilidade das administrações municipais.

De Salvador,
Maiana Brito, com agências