Uirtz Sérvulo: “Nossa meta é alcançar o estado todo”

 

org

 As mobilizações em torno do 13° Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) já estão aquecidas em todo Brasil. No Rio de Janeiro as mobilizações se intensificam e podem superar as expectativas.

O Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Uirtz Sérvulo, falou sobre o processo do congresso no estado, e da importância do fortalecimento da mobilização comunista em torno do espaço máximo de deliberação do PCdoB:

“No estado todo o clima de mobilização vai se aquecendo, alguns momentos importantes aconteceram, como a palestra que o nosso presidente nacional Renato Rabelo fez dia 12 desse mês, que contribuiu para motivar politicamente esse grande momento do partido que é o 13° Congresso. A participação expressiva de representantes de vários municípios aponta nessa direção. Todos estão imbuídos de reforçar essa mobilização, pois em um momento como esse é muito importante a grande participação dos membros do partido. Nisso que se baseia nossa expectativa de ter uma grande mobilização no estado do Rio de Janeiro, da mesma forma que se espera uma grande mobilização, que já está em curso, em todo país. Para exemplificar, os maiores municípios já marcaram suas conferências, já temos 40 conferências municipais marcadas, e nossa meta é alcançar o estado todo, totalizando 92 conferências. Buscamos alcançar a meta de 15 mil membros do partido reunidos debatendo as teses do Congresso e participando de todo processo de elaboração das diretrizes do PCdoB”.

O Secretário de Organização do PCdoB-RJ também falou sobre o importante processo de construção da conferência municipal do Rio de Janeiro:

“Aqui na capital é justamente onde se observa uma das melhores evoluções. A partir das dificuldades encontradas nos últimos anos, a direção municipal, junto com a estadual, fez um esforço de construir um planejamento de mobilização envolvendo todos os membros da direção municipal, todas as lideranças em todas as áreas de atuação no movimento social, na luta de ideias, no movimento cultural. Hoje o partido conta com participação na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, o que também é fator de motivação para a participação do partido em sua conferência. Nesse sentido, a última reunião realizada ontem (15) sinalizou isso; um balanço feito no comitê municipal da capital sinalizou que vamos ultrapassar as metas inicialmente propostas, inicialmente na base de 2mil, mas todos já chegam a um consenso de que é possível ultrapassá-las com a incorporação de vários setores que ainda não estavam mobilizados, em particular na área da juventude e na área dos trabalhadores, com o apoio também dos mandatos parlamentares, e com toda motivação que vai ganhando corpo na militância em geral e na direção do comitê municipal. Então, espera-se na capital uma grande conferência também nesse ano de 2013”.

Uirtz enfatizou o crescimento do partido, e salientou que há fortes possibilidades de ser realizada uma grande conferência estadual comunista no Rio de Janeiro. Também lembrou a importância do esforço em filiar novos membros e lideranças, e de intensificar o debate. O dirigente estadual ainda enfatizou orientações à militância e às direções municipais do partido:

“Nosso partido vem registrando nos últimos anos um crescimento, esse crescimento se revelou nos avanços eleitorais com a eleição de 3 prefeitos e 26 vereadores, contra nenhum prefeito e 10 vereadores no pleito passado; mas também foi revelado nas áreas de intervenção dos movimentos sociais, hoje nós conseguimos que a militância sindical reforçasse a sua participação na CTB, que realizou seu primeiro congresso no estado com grande mobilização e grande qualidade nos debates. A UJS está avançando também, participando da direção de vários Diretórios Centrais de Estudantes e se fazendo presente em várias lutas da juventude, a UJS foi uma das correntes da juventude que esteve presente desde início até os momentos presente de todas essas recentes manifestações que ficaram consagradas como Jornada de Junho, a UJS esteve presente aqui no estado em todas essas movimentações. Nesse sentido, ao lado de outros crescimentos e avanços, o potencial que o partido tem é de encontrar receptividade na população para participar desse processo, resta as direções e aos militantes ter uma posição de ousadia para filiar novos membros, filiar novas lideranças e realizar assembleias de base que possibilitem um grande debate. Estamos chamando atenção para que seja feito muito debate, nós estamos em ano de congresso, os rumos do partido vão ser definidos pelo conjunto da militância, e nós do PCdoB a partir da direção nacional raciocinamos que o partido pode e deve jogar um papel cada vez mais central no destino do país a partir de um governo progressista, que nós fazemos parte desde 2002. Então esse balanço dos 10 anos de gestão a partir do governo Lula não é um balanço só para trás, é também para tirar conclusões, análises e apontar para o futuro do novo projeto nacional de desenvolvimento, que é o caminho do PCdoB para o socialismo no Brasil”, finalizou o secretário comunista de organização.