Economia venezuelana supera expectativas e cresce 2,6%

A economia venezuelana cresceu 2,6% no segundo trimestre do ano, recuperando o ritmo depois da diminuição observada nos primeiros três meses do ano. O crescimento do Produto interno bruto (PIB) do primeiro semestre fechou em 1,6%, como informou fontes oficiais do governo venezuelano nesta quinta-feira (22).

O presidente do Banco Central da Venezuela (BCV, emissor), Eudomar Tovar, recordou, em coletiva de imprensa, que no primeiro trimestre a economia cresceu 0,5% e assinalou que “no segundo trimestre continua o crescimento, uma tendência crescente, neste caso específico de 2,6%”.


Leia também:

Venezuela: FAO elogia criação de fundo para subsidiar agricultura

Tovar ressaltou esta cifra é “uma boa notícia para o país” que implica um incremento na capacidade de geração de emprego.

Por sua vez, o ministro de Planejamento, Jorge Giordani, explicou na mesma coletiva de imprensa que com este dado “a taxa de crescimento do primeiro semestre de 2013 com relação ao primeiro semestre de 2012 é de 1,6 %”.

Merentes destacou que os dados permitem recusar a ideia de que depois do primeiro dado do ano a economia tinha deixado de crescer em um meio inflacionário (a Venezuela leva uma inflação acumulada de 29% até julho) e em troca “a atividade econômica está tomando seu ritmo de crescimento habitual”.

“A Venezuela já garantiu um crescimento acima dos 2%” neste ano, indicou o vice-presidente, ao assegurar que devem se coordenar os esforços para crescer mais durante o terceiro e os quarto trimestres.

O Governo venezuelano estabeleceu em seus orçamentos para o 2013 uma meta de crescimento de 6%.

Com Infolatam