Presidente paraguaio cumpre a agenda de viagens e visita o Brasil

O presidente paraguaio Horacio Cartes, empossado em 15 de agosto, já cumpre os compromissos internacionais. Nesta segunda-feira (26), ele se encontra com o presidente espanhol Mariano Rajoy e com o rei Juan Carlos, em Madri. Na terça-feira, Cartes viaja para Bruxelas e, em setembro, deve vir ao Brasil cumprindo o convite que a presidenta Dilma Rousseff fez a ele, durante a cerimônia de posse.

Cartes

O governo confirmou também que o mandatário visitará a Argentina, Uruguai e Chile, com o objetivo de fortalecer os vínculos bilaterais e atender assuntos relativos à cooperação com esses países da América Latina. A ideia é encerrar qualquer resíduo de mal-estar provocado por 14 meses de suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, declarou para a imprensa que a primeira viagem no continente americano será para a Argentina, país com maior número de imigrantes paraguaios. No país, Cartes vai se reunir com a presidenta e também com o chanceler Héctor Timerman.

Leia também:

A relação Argentina-Brasil e os caminhos da integração
Paraguai: Cartes participará de cúpula da Unasul no Suriname

A agenda prevê ainda que Cartes esteja presente em Paramaribo, Suriname, no dia 30 de agosto, para a Cúpula da Unasul, onde deve oficializar a reinserção de Paraguai ao grupo. Igualmente, tem planos para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas e na Cimeira Ibero-Americana que acontece no Panamá, no mês de outubro.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina